ANNA ARAUJO
Sou goiana da terra de Cora Coralina, uma grande inspiração. Assim como ela, venho renovando minha vida, removendo pedras e plantando roseiras na minha alma a cada etapa. Renasci artista e seguirei pelos tempos imortais me dedicando às cores e sons. Sou professora de artes desde os 21 anos, quando me formei em Ed. Artística, fiz Mestrado e Doutorado em Arte pela USP e em 2004 me tornei professora concursada da Faculdade de Educação da UFG. Contudo, desde setembro de 2019, redesenhei meu percurso e, após solicitar licença não remunerada, moro em Pittsburgh, EUA, onde estou dedicando todo meu tempo aos estudos, criação artística e trabalhos voluntários. Como a Aninha da Ponte (Cora Coralina) tenho feito muitos doces... recomeçando.
ESPAÇO DA ANNA
O Sr. Pincel é meu amigo e companheiro desde 2002, quando o criei com o objetivo de tornar o aprendizado de pintura algo lúdico e envolvente para as crianças. Contudo, nessa pandemia, ele veio de súbito e me levou para além das paredes da sala de aula. Conduziu meu imaginário e capacidade de criação para as redes sociais e assim, juntos, temos partilhado suas aventuras com quem quiser chegar. Ele me desafiou também! E pela primeira vez na vida tentei fazer meu autorretrato. Como é difícil olhar para além do espelho e tentar se ver como é. Ele vem me mostrando o medo e a coragem de ser quem sou.
Acordei, logo após o primeiro capítulo da Aventuras, inspirada pelo Sr. Pincel e quis porque quis pintar uma árvore. A forma estava na minha cabeça. Não queria uma árvore ascensional, vertical, que é mais ligada ao arquétipo masculino. Queria uma árvore larga, em sombra... bem maternal. Aí risquei, de acordo com a minha forma de traçar, e comecei a pintar conforme as cores me vinham como desejo e escolha. Terminei entendendo que fiz uma árvore da vida. Assim a batizei.